Governo rebate Folha e diz que pagou Sikêra Júnior por “utilidade pública”

Foto: Reprodução / Rede TV

A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo Bolsonaro publicou texto nesta 6ª feira (18.jun.2021) afirmando que o cachê pago ao apresentador Sikêra Jr, da RedeTV!, foi por “serviços de utilidade pública” relacionados à publicidade e propaganda.

A nota rebate reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que mostrou que o apresentador –que é amigo da família do presidente– recebeu R$ 120 mil de dezembro de 2020 a abril de 2021. O valor consta em documento oficial entregue à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado.

Foram 7 pagamentos à empresa José Siqueira Barros Junior Produções, que pertence a Sikêra Jr. Os pagamentos foram feitos com a subcontratação de duas empresas, a PPR (Profissionais de Publicidade Reunidos) e a Calia/Y2 Propaganda e Marketing.

Segundo o governo, os valores foram calculados a “preços de mercado” e referem-se a campanhas de conscientização sobre a covid-19, exposição de menores e outras.

A secretaria cita ainda verbas de publicidade direcionadas a outros veículos jornalísticos –inclusive os não alinhados com o Planalto–, e diz que a contratação de Sikêra foi feita por agência especializada por meio de “critérios técnicos”.

“Por fim, cabe dizer que a Secom reduziu suas verbas de publicidade em aproximadamente 50% e que o governo (órgãos diretos) tem os menores gastos em mídia da última década (conforme evidenciam os registros na imagem [leia baixo]) – o que explica ataques de grupos de interesse”, conclui.

ASSISTA O QUE DISSE Sikêra Júnior:

Leia a íntegra da nota:

Poder 360º