INSS exigirá biometria para liberar novos empréstimos consignados a partir de sexta-feira

Medida entra em vigor no dia 23 de maio e busca reforçar a segurança dos processos por meio de validação digital na plataforma Meu INSS

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira, 23 de maio de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a autenticação por biometria para liberar novos empréstimos consignados.

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19), como complemento à medida que bloqueou temporariamente os descontos relacionados a esse tipo de crédito.

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, a iniciativa visa fortalecer os mecanismos de segurança e identificar possíveis falhas nos procedimentos atuais. “Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, diz o texto oficial.

A nova exigência busca garantir que apenas os titulares dos benefícios possam autorizar operações financeiras vinculadas ao INSS, dificultando fraudes e oferecendo maior proteção aos segurados.

google news