O deputado federal André Janones (Avante) foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a Nikolas Ferreira (PL) por postagens em redes sociais. O apoiador de Jair Bolsonaro (PL) criticou o valor estabelecido pela Justiça.
Nas eleições de 2022, Janones publicou em seu perfil no Twitter que “um vereador pedófilo” estava fazendo questionamentos sobre sua inscrição como advogado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Na decisão, o juiz Flavio Catapani negou a argumentação apresentada por Janones de não ter citado o nome de Nikolas na publicação, afirmando que “ o conjunto probatório apresentado na inicial e nas petições anteriores à contestação permitem concluir que, sem muito esforço, um cidadão comum seria capaz de relacionar o conteúdo das publicações do promovido [alvo da ação] com o autor [do processo]”. A decisão cabe recurso.
Na segunda-feira (24), Nikolas Ferreira afirmou que vai recorrer da decisão para que o valor designado pela Justiça seja aumentado, além de exigir uma retratação pública de Janones.
“Quando digo que a grama é verde, sou condenado em 80 mil. Quando Janones me acusa de estar envolvido com pedofilia e estupro, é condenado em 5 mil… Irei recorrer pra que esse valor aumente e ele se retrate publicamente. Um homem defende sua honra, ainda mais contra esse canalha”, disse o parlamentar no Twitter. (bahia.ba)