Últimas Notícias sobre Tse

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No segundo turno das eleições municipais realizado neste domingo (27), o índice de abstenção foi de 29,26%, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse percentual representa um aumento em relação ao primeiro turno, quando aproximadamente 33,8 milhões de brasileiros, ou 21,71% dos eleitores aptos, deixaram de votar.

João Batista Pereira Pinto, Juiz da 41ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista - Foto: Divulgação

A campanha eleitoral em Vitória da Conquista entra em sua última semana, marcada por polarização e intensos enfrentamentos judiciais. Em entrevista ao Portal A Tarde, o juiz da 41ª Zona Eleitoral, João Batista Pereira Pinto, discutiu o cenário político local, enfatizando o papel da Justiça Eleitoral na garantia da lei e dos direitos dos eleitores.

Foto: Ascom/ACM Neto

A Justiça Eleitoral de Camaçari impôs uma derrota significativa ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao condená-lo por disseminar informações falsas contra Luiz Caetano (PT), candidato à prefeitura da cidade. A decisão foi proferida pela juíza Maria Claudia Salles Parente, da 170ª Zona Eleitoral, que ordenou a remoção imediata das publicações difamatórias.

urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

O primeiro turno das eleições municipais deste ano foi marcado por um aumento expressivo de casos de violência política. Entre 16 de agosto e 6 de outubro, o Brasil registrou 373 ocorrências de violência contra candidatos e políticos em exercício, de acordo com a 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, lançada pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global.

Foto: Reprodução/Entrevista ao Voz da Bahia

Uma confusão em um colégio eleitoral localizado na Urbis 2 resultou na condução de um eleitor à delegacia na tarde de hoje. A situação ocorreu após um desentendimento entre Edson Conceição Lima Fonseca, mais conhecido ‘Nanny Bruttal’, 44 anos, e uma mesária, que o acusou de tentar entrar na cabine de votação com um celular, o que é proibido pela legislação eleitoral. Ainda segundo a mesária, Nanny teria ameaçado e proferido palavras de baixo calão.

Foto: TSE/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 11h deste domingo (6), 139.665 eleitores que estão no exterior submeteram suas justificativas por meio do e-título. A justificativa é um requisito para todos os brasileiros temporariamente fora do país, enquanto aqueles com residência fixa no exterior estão isentos dessa obrigação, exceto durante as eleições gerais, quando votam para presidente e vice-presidente.

Veja o passo a passo da votação Foto: Marina Silva/Correio

Uma das novidades da eleição de 2024 diz respeito às urnas. Elas serão novinhas em folha depois que o modelo de 2011 foi substituído pelo de 2022, que começou a ser fabricado em 2023 e ficou pronto para distribuição em 2024. Agora, os aparelhos têm um novo design e prometem ter melhor capacidade de processamento. 

Foto: Reprodução / Polícia Civil

A Polícia Técnico-Científica de São Paulo confirmou, neste sábado (5), que o atestado médico publicado pelo candidato a prefeito Pablo Marçal (PRTB) é falsificado. A análise foi realizada pelos peritos desde a madrugada do dia.

Aplicativo e-título

Se você tem entre 18 e 70 anos e não vai votar nas eleições municipais, precisa justificar sua falta. Se não justificar, a Justiça Eleitoral pode aplicar uma multa e suspender direitos.

Veja quais são:

Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

Na próxima eleição, marcada para o dia 6 de outubro, a entrada de crianças com eleitores nas seções de votação não é proibida pela Justiça Eleitoral. Contudo, mesários têm a autoridade de limitar o acesso caso identifiquem que a presença da criança pode comprometer o sigilo do voto ou atrapalhar o funcionamento da seção.

Close