Últimas Notícias sobre Tse

Foto: Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), foram condenados nesta quarta-feira (11) por abuso de poder político nas eleições municipais deste ano. Ambos foram declarados inelegíveis por oito anos em decisão proferida pela juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti. Cabe recurso.

Foto: Divulgação

As eleições municipais de 2024 trouxeram à tona um esquema de fraude eleitoral envolvendo a transferência ilegal e coletiva de títulos de eleitores entre cidades, prática que pode ter influenciado o resultado em diversos municípios de pequeno e médio porte.

Foto: Reprodução

Áudios obtidos pela Polícia Federal no âmbito de uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado no final do governo Bolsonaro revelam conversas comprometedoras entre o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do então presidente, e o general Mario Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência. As mensagens indicam articulações que deveriam ocorrer “antes do dia 12”, data da diplomação de Lula e Alckmin no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que Sheila Lemos (União Brasil) poderá assumir o segundo mandato como prefeita de Vitória da Conquista. Eleita com 116 mil votos em outubro, Sheila havia sido declarada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que considerou que ela estaria ocupando um terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo grupo familiar.

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No segundo turno das eleições municipais realizado neste domingo (27), o índice de abstenção foi de 29,26%, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse percentual representa um aumento em relação ao primeiro turno, quando aproximadamente 33,8 milhões de brasileiros, ou 21,71% dos eleitores aptos, deixaram de votar.

João Batista Pereira Pinto, Juiz da 41ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista - Foto: Divulgação

A campanha eleitoral em Vitória da Conquista entra em sua última semana, marcada por polarização e intensos enfrentamentos judiciais. Em entrevista ao Portal A Tarde, o juiz da 41ª Zona Eleitoral, João Batista Pereira Pinto, discutiu o cenário político local, enfatizando o papel da Justiça Eleitoral na garantia da lei e dos direitos dos eleitores.

Foto: Ascom/ACM Neto

A Justiça Eleitoral de Camaçari impôs uma derrota significativa ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao condená-lo por disseminar informações falsas contra Luiz Caetano (PT), candidato à prefeitura da cidade. A decisão foi proferida pela juíza Maria Claudia Salles Parente, da 170ª Zona Eleitoral, que ordenou a remoção imediata das publicações difamatórias.

urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

O primeiro turno das eleições municipais deste ano foi marcado por um aumento expressivo de casos de violência política. Entre 16 de agosto e 6 de outubro, o Brasil registrou 373 ocorrências de violência contra candidatos e políticos em exercício, de acordo com a 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, lançada pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global.

Foto: Reprodução/Entrevista ao Voz da Bahia

Uma confusão em um colégio eleitoral localizado na Urbis 2 resultou na condução de um eleitor à delegacia na tarde de hoje. A situação ocorreu após um desentendimento entre Edson Conceição Lima Fonseca, mais conhecido ‘Nanny Bruttal’, 44 anos, e uma mesária, que o acusou de tentar entrar na cabine de votação com um celular, o que é proibido pela legislação eleitoral. Ainda segundo a mesária, Nanny teria ameaçado e proferido palavras de baixo calão.

Foto: TSE/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 11h deste domingo (6), 139.665 eleitores que estão no exterior submeteram suas justificativas por meio do e-título. A justificativa é um requisito para todos os brasileiros temporariamente fora do país, enquanto aqueles com residência fixa no exterior estão isentos dessa obrigação, exceto durante as eleições gerais, quando votam para presidente e vice-presidente.

Close