Lira nega ter pedido por ministérios ou emendas em conversa com Lula

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), negou em entrevista à CNN Brasil que a conversa na manhã desta segunda-feira (5) com presidente Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tenha tratado de indicações para o ministério ou liberação de emendas. De acordo com o político alagoano, a conversa abordou uma nova dinâmica da articulação do governo, sobretudo visando a tramitação da reforma tributária. Lira relatou que advertiu o titular do Palácio do Planalto que o Congresso é “reformador, liberal e conservador”.

“A dinâmica hoje é outra. Através das redes sociais, os parlamentares sofrem influência direta dos seus eleitores. A realidade fática de um Congresso de hoje não é igual à de um Congresso de 20 anos atrás”, acresceu. “O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”.

Para o presidente da Câmara, o Executivo assegurou que está se movimentando para consolidar sua base. “Eu pedi uma estabilidade por parte do governo e da sua articulação para que nem a Câmara nem o Senado fiquem discutindo projeto a projeto”.

Lira defendeu a votação da reforma tributária na Câmara ainda neste mês, o que necessitaria uma articulação maior pelo executivo. O presidente da Câmara avalia que cada governo tem seu estilo de montar a base parlamentar, mas opinou que “falta uma base efetiva” à gestão atual. “Nunca defendi o governo de coalizão com o Legislativo ocupando espaço. Se foi feito certo ou foi feito errado, a situação atual fala por si, mas a questão é que a Câmara ficou subrepresentada e por decisões que não pertencem aos partidos”. (bahia.ba)

Presidente da Câmara destacou perfil “reformador, liberal e conservador” do Congresso Nacional e lembrou a necessidade de articulação visando aprovação da reforma tributária

google news