Médico de Bolsonaro fala sobre piora na saúde do ex-presidente

Em entrevista ao O Globo, Birolini disse que ainda não foi identificada a causa das crises, mas que a equipe médica iniciou tratamento preventivo e medicamentoso para controle e profilaxia.

Foto: Reprodução/Instagram @ dr.claudiobirolini

O médico Cláudio Birolini, responsável pelo acompanhamento de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o ex-presidente tem apresentado crises recorrentes de soluços, algumas tão intensas que provocam vômitos reflexos. Em entrevista ao O Globo, Birolini disse que ainda não foi identificada a causa das crises, mas que a equipe médica iniciou tratamento preventivo e medicamentoso para controle e profilaxia.

“Ele persiste com crises de soluços, mais intensas quando se exalta ou fala muito. O vômito ocorre de forma reflexa quando as crises ficam muito fortes, e auxilia na interrupção dos soluços. Estamos insistindo em tratamento medicamentoso para controle e profilaxia dessas crises. Não tem uma causa definida”, explicou o médico.

Aliados e familiares relatam que Bolsonaro segue com a saúde frágil e debilitada. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde agosto em seu condomínio em Brasília. Desde 2018, quando sofreu facada durante a campanha presidencial, o político passou por diversas internações e procedimentos médicos, incluindo uma cirurgia de 12 horas neste ano para reconstrução da parede abdominal.

Apesar do estado debilitado, Bolsonaro tem recebido aliados políticos em sua residência. Entre as visitas recentes, esteve o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível substituto do ex-presidente nas eleições de 2026. Apoiadores afirmam que, por enquanto, Bolsonaro continua sendo considerado o “plano A”, mesmo estando inelegível até 2060.

google news
senac