O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito civil na sexta-feira (15/9) para investigar a terceira morte por acidente de trabalho registrada na Bahia em uma semana. O caso mais recente é de um garimpeiro que morreu após explosão em mina ilegal de ametista no município de Sento Sé, norte da Bahia.
Outras duas pessoas ficaram feridas no acidente e seguem hospitalizadas. Essa morte se soma a outras duas registradas no estado nos últimos dias, uma de um eletricista em Serrinha e outra de um mecânico em Candeias.
O MPT abriu outro inquérito na semana passada, para apurar a morte de um trabalhador que foi esmagado enquanto consertava uma máquina empilhadeira na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. O acidente ocorreu na última quarta-feira (13/9). A vítima foi identificada como Edcarlos Nascimento dos Santos, 37 anos.
O primeiro caso ocorreu no dia 08 de setembro. Um funcionário da empresa Salvador Produções, que atuava na Vaquejada de Serrinha, Alexsandro dos Santos de Araújo, 36 anos, sofreu uma forte descarga elétrica durante serviço de aterramento no Parque de Vaquejada Maria do Carmo.
Para compor os inquéritos, o MPT deverá contar com informações dos órgãos que atuam nos casos, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico-Legal e principalmente a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização que, em casos de acidentes de trabalho fatais, realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadores de saúde e segurança do trabalho específicas para cada tipo de atividade.