Se o segundo turno das eleições presidenciais de 2026 fosse realizado hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceria numericamente atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (22) pela Paraná Pesquisas.
De acordo com os dados, Bolsonaro, que está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral, teria 46% das intenções de voto, enquanto Lula somaria 40,4%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento também testou outros nomes da oposição. Em um cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ela aparece com 45% das intenções de voto contra 41% do atual presidente. O resultado configura um empate técnico, dentro da margem de erro.
Já em uma disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o levantamento aponta 43,4% das intenções de voto para o governador, enquanto Lula teria 40,6%. Nesse cenário, também há empate técnico, segundo o instituto.
A pesquisa reflete cenários simulados para o segundo turno e foi divulgada em meio aos debates iniciais sobre o quadro político das eleições presidenciais de 2026.