A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (4), a nomeação do ex-secretário de segurança pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, para assumir o posto de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
“Fui convidado diretamente pelo presidente Lula. Segundo ele, pelo histórico. Fui diretor-geral na segunda gestão dele, em uma atuação totalmente técnica. Ele quer reestruturar a atividade e está contando com a capacidade da nova gestão para isso. A nova gestão só vai alcançar esse objetivo se ela tiver mínima articulação com o Congresso Nacional”, afirmou Corrêa.
Após passar por duas horas de sabatina e receber 16 votos favoráveis da base e da oposição, Corrêa conseguiu a aprovação de sua nomeação. Ele é formado em direito, ex-delegado da Polícia Federal (PF) e ex-secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Além disso, os parlamentares aprovaram a nomeação de Alessandro Moretti para ocupar o cargo de diretor-adjunto da Abin. A escolha de Moretti, no entanto, não foi unânime, já que ele desagradou alguns senadores por ter atuado na Secretaria de Segurança do Distrito Federal durante o período de gestão do ex-ministro Anderson Torres. (metro1)