Últimas Notícias sobre comércio exterior
Durante entrevista concedida nesta sexta-feira (1º), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre a possibilidade de diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio a tensões comerciais entre os dois países.
Lula convoca ministros para reunião de emergência após Trump oficializar tarifa de 50% ao Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência com ministros nesta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizar um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
Lula convoca reunião de emergência após Trump impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião emergencial com ministros no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (30), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A decisão norte-americana provocou forte reação do governo federal.
Apesar de ainda não estar em vigor, a nova taxação de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre a importação de produtos brasileiros já provoca impactos e incertezas entre os fruticultores da Bahia. O setor, responsável por 8,1% das exportações baianas ao mercado norte-americano, teme prejuízos expressivos, especialmente no Vale do São Francisco.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, registrou um aumento significativo nos envios e pedidos de agendamento para despacho de cargas com destino aos Estados Unidos desde a última sexta-feira (25). O movimento intensificado ocorre em razão da nova tarifa de 50% que o governo norte-americano começará a aplicar sobre produtos brasileiros a partir da próxima sexta-feira.
A Venezuela passou a cobrar alíquotas que variam entre 15% e 77% sobre produtos brasileiros, incluindo itens com certificação de origem que deveriam estar isentos de qualquer tipo de taxação. A decisão do governo de Nicolás Maduro foi divulgada pela Folha de Boa Vista e confirmada pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), segundo reportagem da Revista Veja publicada nesta sexta-feira (25).
As exportações brasileiras para a Argentina cresceram 55,4% no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho, o Brasil vendeu R$ 9,12 bilhões ao país vizinho, contra os R$ 5,87 bilhões registrados em 2024. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (25) pela Folha de S. Paulo e confirmados pelo Poder360, com base em números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).
Sobretaxa de Trump derruba em 80% as exportações de carne bovina do Brasil para os EUA
As exportações de carne bovina brasileira para os Estados Unidos sofreram uma queda drástica nos últimos meses, mesmo antes da entrada em vigor da nova sobretaxa de 50%, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, com início previsto para 1º de agosto.
O governo federal discute a criação de um fundo emergencial para oferecer crédito a empresas brasileiras afetadas pela tarifa de 50% sobre produtos nacionais, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, em fase de elaboração, deverá ser instituída por meio de uma Medida Provisória (MP) e será temporária.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (18) que a operação judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem relação com as negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Segundo ele, a condução da investigação cabe exclusivamente ao Poder Judiciário e não interfere nas tratativas sobre tarifas de importação.



