Últimas Notícias sobre Matrícula
A rede estadual de ensino da Bahia abrirá as inscrições para matrículas do ano letivo de 2026 na próxima segunda-feira (12). O processo será realizado exclusivamente pela plataforma ba.gov.br, com prazo até 20 de janeiro.
A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus aprovou, nesta segunda-feira (22), o Projeto de Lei 43/2025, de autoria do presidente da Casa, Caíque Barbosa, que institui a Estratégia de Busca Ativa Escolar na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem como objetivo identificar, registrar, acompanhar e apoiar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão, promovendo acesso, permanência e aprendizagem.
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para o curso técnico em agropecuária, na modalidade subsequente ao ensino médio, no campus de Serrinha, a cerca de 70 km de Feira de Santana. Ao todo, são 31 vagas disponíveis.
SAJ: Divulgado resultado do processo seletivo para cursos técnicos no Colégio Francisco da Conceição Menezes
O Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado em Santo Antônio de Jesus, divulgou o resultado do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio. A lista dos candidatos contemplados já está disponível no Portal da Educação da Bahia.
Começa nesta sexta-feira (3) a matrícula para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até a próxima segunda-feira (6), os candidatos contemplados deverão se apresentar nas respectivas unidades escolares para as quais se inscreveram e entregar a documentação obrigatória para a realização do processo. As aulas se iniciam no próximo dia 20 de maio.
Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos.
A novidade do Sisu 2024 na UFBA é que a edição única irá contemplar as vagas ofertadas no primeiro e segundo semestre. Assim, todos os candidatos selecionados, sem exceção, deverão efetuar o envio de documentos durante a matrícula, independentemente do semestre de ingresso.
A rede estadual de ensino realiza nesta segunda, 22, e terça-feira, 23, a matrícula para estudantes novos que buscam vaga no Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Se encaixam no perfil, estudantes oriundos de escola particular ou de outras redes e aqueles que interromperam os estudos e desejam voltar a frequentar a escola estadual.
A matrícula da rede estadual de ensino será realizada de 15 a 23 de janeiro. O processo é simples e acontecerá de forma on-line por qualquer aparelho, a exemplo de tabletes e celulares. Basta acessar o Portal do Governo (ba.gov.br) e fazer seu cadastro.
A renovação da matrícula para o ano letivo de 2024 dos estudantes da rede estadual com frequência regular no ano letivo de 2023 acontece até a próxima quinta-feira, 21, conforme prorrogação de prazo publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira, 19. O processo, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), está sendo feito na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o atual ano letivo.



