As sessões do plenário e das duas câmaras de julgamento do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) voltam a ser realizadas, a partir desta quinta-feira (15), no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, que foi reformado, com reforço das medidas de segurança e introdução de melhorias com novos equipamentos de som e de imagem. Durante as obras, as sessões aconteceram no auditório Conselheiro José Casaes e Silva, do TCM/BA, que cedeu as suas instalações.
Na última sessão plenária realizada nas dependências do TCM, na terça (13), o presidente do TCE, conselheiro Marcus Presídio, agradeceu, em nome dos demais conselheiros, a generosidade da instituição coirmã, citando os conselheiros Plínio Carneiro Filho (ex-presidente) e Francisco Netto (atual), além de estender os agradecimentos a todos os servidores do TCM “que aqui nos acolheram sempre com muita presteza e solicitude”.
A reforma, iniciada em 18 de fevereiro, foi a mais completa desde 1999, quando um incêndio destruiu parcialmente as instalações do prédio-sede do TCE e do TCM, e envolveram desde a troca de todo o piso do plenário e do foyer, nova climatização, nova iluminação, reforma das poltronas e da bancada do Tribunal Pleno, até a substituição da fiação elétrica e do cabeamento para transmissão de dados, permitindo maior segurança e a adequação para a utilização de equipamentos modernos de imagem e sonorização.
Os novos forros laterais e do teto são acústicos e foram criadas uma área técnica, com isolamento de som (para funcionamento dos serviços de taquigrafia, transmissões online e sonorização), e uma sala privativa para o atendimento de autoridades. O foyer, a antessala do plenário, também foi reformado completamente. (BN)