Transparentômetro: Apenas 55 dos 416 municípios baianos enviaram dados sobre festas juninas

Ferramenta será atualizada diariamente e integra o Painel da Transparência, que estreia ao público no dia 1º de junho com informações sobre investimentos e contratações artísticas

Foto: Rosilda Cruz/Sufotor

A partir desta quarta-feira (21), o Painel da Transparência dos Festejos Juninos começa a divulgar os dados do Transparentômetro, ferramenta que apresenta o número de municípios baianos que já prestaram contas sobre os gastos com os festejos juninos de 2025.

Até as 17h de ontem, 55 cidades haviam informado seus dados, totalizando cerca de R$ 73 milhões em investimentos e 390 contratações artísticas.

O painel, que será aberto ao público no dia 1º de junho, é fruto de uma parceria entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA), os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), além de outras entidades públicas e institucionais.

A ferramenta tem como objetivo reforçar a transparência dos gastos públicos, especialmente no incentivo à cultura e ao turismo.

Atualizado diariamente com dados recebidos até as 16h, o Transparentômetro informará à população o número de contratações artísticas, o montante investido, os municípios que já enviaram as informações e aqueles que ainda não prestaram contas.

A iniciativa também inclui a concessão do Selo de Transparência 2025 aos entes que atenderem aos critérios definidos. A entrega oficial do selo ocorrerá no dia 10 de junho, em uma cerimônia que reconhecerá a adesão dos gestores públicos à iniciativa.

Os municípios têm até o dia 31 de maio para enviar seus dados ao Ministério Público da Bahia. Além da listagem das cidades participantes, o painel também disponibilizará as regras para obtenção do selo.

A ação integra um esforço conjunto entre MP-BA, MPC/TCE, MPC/TCM, TCE, TCM, Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia, União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB), Sebrae/BA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e o Governo do Estado.

google news