É falso que governo Lula estude criar IPVA para bicicletas

Boato que circula nas redes sociais foi desmentido pelo governo federal, que afirmou não haver qualquer proposta nesse sentido

Foto: Freepik

Circula nas redes sociais uma informação falsa de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria planejando a cobrança de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para donos de bicicletas. A notícia, no entanto, não é verdadeira.

O próprio governo federal desmentiu a informação e esclareceu que não existe qualquer projeto ou proposta oficial para a criação do imposto sobre bicicletas. Além disso, reforçou que o IPVA é um tributo estadual, ou seja, cada estado decide se aplica ou não o imposto e sobre quais veículos.

A desinformação ganhou força em aplicativos de mensagens e postagens em redes sociais, com teor sensacionalista, acusando o governo de querer “taxar ciclistas”. No entanto, o boato não tem base em documentos oficiais, nem em declarações de autoridades.

Especialistas e agências de checagem também confirmaram que nenhum estado apresentou qualquer iniciativa nesse sentido e que, historicamente, bicicletas não se enquadram na categoria de veículos automotores, condição necessária para a cobrança do IPVA.

A orientação é que os cidadãos verifiquem as informações antes de compartilhar e confiem em fontes oficiais ou veículos de imprensa reconhecidos.

google news
senac