‘A Anvisa era até aqui respeitada no mundo inteiro’, critica Rui Costa

Foto: Matheus Morais/bahia.ba

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a criticar a atuação da Anvisa durante a pandemia do novo coronavírus. Em discurso no município de Mascote, na tarde desta sexta-feira (22), o petista disse que a Anvisa deixou de cuidar da saúde para tratar de “picuinha política”.

“A Anvisa era até aqui respeitada no mundo inteiro, mas infelizmente, nesse período recente ela deixou de cuidar da saúde e passou a cuidar da picuinha política”, afirmou o governador.

Rui citou como exemplo a disputa judicial com a Anvisa para conseguir medir a temperatura dos passageiros que desembarcavam no Aeroporto de Salvador no início da pandemia. Segundo ele, a agência alegava na Justiça que aquele era o papel dela e não do governo do estado.

“Inacreditavelmente, a agência que deveria cuidar da saúde entrou na Justiça para proibir que o Estado medisse a temperatura das pessoas no aeroporto. E qual o argumento? Que dentro do aeroporto a função era da Anvisa. Então, eles disseram: ‘estão tomando a nossa função’. Eu disse que não tinha problema porque não queria tomar a função de ninguém, então se você quer fazer, faça. Mas aí eles disseram que não tinham pessoal para fazer. Ou seja, eles não fizeram e entraram na Justiça para impedir que a gente fizesse”, declarou.

Mais cedo, pela manhã, em entrevista à TV Bahia, o governador havia afirmado que a Anvisa analisava a liberação das vacinas contra a Covid-19 com má vontade. Na ocasião, o petista também lamentou a demora da agência para aprovar o imunizante russo Sputnik V, na qual a Bahia possui contrato que garante o recebimento de até 50 milhões de doses. (bahia.ba)

google news