O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiram alertas sanitários nos principais aeroportos e portos do Brasil após o aumento de casos de mpox, com 41 novas infecções registradas em uma semana na cidade de São Paulo.
Para orientar viajantes e trabalhadores, foram instalados painéis informativos sobre os sintomas da doença e as precauções necessárias.
Em 2024, São Paulo registrou 574 casos de mpox até 31 de outubro, com um aumento de 41 casos em relação ao boletim anterior. A cidade observou uma aceleração no crescimento, com um aumento de 7,7% entre 24 e 31 de outubro, em comparação ao incremento de 3,5% na semana anterior. A região Sudeste continua sendo a mais afetada, seguida pelas demais regiões do país.
Em resposta ao surto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso da vacina contra a mpox da farmacêutica Bavarian Nordic em adolescentes entre 12 e 17 anos.
A vacina, que já havia sido autorizada para adultos, se soma às estratégias de prevenção, que incluem evitar contato próximo com pessoas infectadas e higienizar as mãos com frequência.