A espera pelo Carnaval gera expectativas altas, é verdade. Mas, tão grande quanto a empolgação do antes é a preocupação com as consequências do depois.
Quando o assunto é alimentação, a preocupação deve ir muito além de engordar ou emagrecer. Para além da estética, consumir certas substâncias podem desregular o funcionamento pleno do organismo. “Todos esses fatores sobrecarregam nosso corpo, principalmente, o fígado e intestino, podendo causar sintomas indesejáveis, como letargia, cansaço, dores de cabeça, queda de imunidade e desconforto gástrico. Por esses motivos, devemos ter uma atenção redobrada com a alimentação pós carnaval, para ofertar nutrientes necessários ao nosso organismo, facilitando o processo de eliminação das toxinas”, explica Vanessa.
Foco na missão
Por outro lado, manter o corpo em movimento também é indispensável para reduzir os danos dos excessos. Porém, voltar à rotina de treinos logo após a folia pode ser desafiador. A principal dica é ir devagar, respeitando o seu ritmo e os limites do seu corpo.
“Existe essa falsa ideia de que é preciso ‘correr atrás do prejuízo’ para se recuperar dos excessos, mas toda essa pressa pode gerar lesões. O ideal é voltar aos poucos, sempre com progressões de cargas. E também é interessante focar nos aeróbicos”, recomenda Jorginho Ferreira, 31, treinador físico, médico ortomolecular e fisiculturista.
O especialista também recomenda ficar de olho na suplementação, principalmente de vitaminas que auxiliam no fortalecimento da imunidade. “Sem dúvida, é normal as pessoas ficarem gripadas após a folia, quando a imunidade tende a baixar devido aos dias de bebida, má alimentação e noites perdidas. Alguns suplementos podem auxiliar na melhora da imunidade”, garante.
Confira 10 dicas dos especialistas para voltar à rotina de exercícios e reequilibrar a alimentação
- Volte, mesmo sem vontade Se mantenha ativo e pratique atividade física que goste. O ideal é, no mínimo, três vezes por semana – mas qualquer movimentação é válida. O tempo de execução vai de 30 minutos a uma hora.
- Estabeleça uma rotina de treinos “Definir horários ajuda bastante. Se possível, busque algum profissional pra te ajudar no treinamento”, aconselha Jorginho.
- Detox consciente Aposte numa alimentação equilibrada, mas evite restrições severas. “Seu corpo está em fase de recuperação e precisa de nutrientes. Aumente o consumo de alimentos naturais, como frutas, legumes, hortaliças, raízes, grãos e proteínas”, sugere Vanessa.
- Organize o sono É nesse momento que o organismo produz diversos hormônios para as funções orgânicas e também renovação celular. Tenha, em média, de seis a oito horas de sono por dia.
- Beba água Aumente o consumo de água. Beba, no mínimo, dois litros por dia. “Sugiro fazer um cálculo para ter a média de quanto ingerir. Multiplique 35 ml pelo seu peso”, ensina a nutricionista.
- Priorize os superalimentos Para o organismo se recuperar melhor, uma alimentação balanceada e rica, com maior ação antioxidante e anti-inflamatória é indispensável. Aposte: gengibre, cúrcuma, couve, limão, castanha do pará e frutas vermelhas.
- Aposte nos chás Inclua chás na sua rotina: verde, hortelã, gengibre, dente de leão e alecrim. Eles ajudam no processo de redução da retenção, melhora o processo digestivo e age como anti-inflamatório natural. Uma xícara (200ml) é o suficiente no dia.
- Considere suplementos “O ideal é que usem antes, durante e depois da festa. Para dosagem ideal, procure a ajuda de um profissional especializado”, alerta o treinador físico. Vitamina C, vitamina D3 e glutamina são boas alternativas para revigorar a imunidade.
- Devagar e sempre Não se engane: a pressa é inimiga dos bons resultados. Evite lesões e sobrecargas nutricionais respeitando os seus limites e tendo paciência. (Correio)