UFRB oferece 750 vagas gratuitas para estudantes do ensino médio em curso preparatório para vestibulares e Enem em Amargosa e outras cidades

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 750 vagas no programa Universidade para Todos (UPT) para o ano de 2022. O curso é voltado para preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino da Bahia para os processos seletivos de ingresso no ensino superior. No total, o Universidade para Todos oferece 15 mil vagas.

A UFRB ofertará turmas nas cidades de Amargosa, Brejões, Cachoeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Elísio Medrado, Governador Mangabeira, Muritiba, Santo Amaro, São Félix e Sapeaçu.

As inscrições ficarão abertas de 12 a 22 de abril, no site da Secretaria de Educação. Não será cobrada taxa de inscrição para a seleção. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher integralmente o formulário de inscrição, fazendo opção para um único Município, local de funcionamento e turno que deseja cursar.

O candidato deve informar o número do CPF e criar uma senha que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição.

Podem concorrer a uma vaga o estudante que estiver regularmente matriculado, em 2022, no 3º ano do ensino médio regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes, ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal. Egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia também pode se inscrever.

O programa Universidade Para Todos é coordenado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e executado em parceria com as Universidades Públicas da Bahia.

Aulas presenciais
As aulas preparatórias para os vestibulares e para o Enem serão presenciais. O curso preparatório terá duração mínima de seis meses. As aulas vão abordar os componentes curriculares, por área de conhecimento, buscando desenvolver habilidades e competências dos estudantes que disputarão uma vaga na universidade.

A seleção dos interessados levará em conta o aproveitamento escolar dos candidatos resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição. No caso de estudantes do terceiro ano, as notas usadas serão as do 2º ano, e os estudantes do 4º ano irão informar as notas do 3º ano.

O candidato contemplado e convocado para o Programa Universidade para Todos, efetuará sua matrícula na data a ser definida pela SEC em conjunto com as universidades parceiras, e será realizada presencial no turno e no local que o candidato optou para cursar e divulgado amplamente pelas Universidades e no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e nos meios de comunicação.