Anatel apreende mais de 1,4 mil produtos irregulares em centros de distribuição no país

Operação passou por galpões de grandes varejistas e mira equipamentos de telecomunicações sem homologação

Foto: Divulgação/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu mais de 1.400 produtos de telecomunicação irregulares durante operação de fiscalização realizada nesta segunda-feira (26) em centros de distribuição de grandes varejistas em seis estados brasileiros.

Os itens foram localizados em galpões situados em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

O balanço parcial aponta que os drones lideram o número de apreensões, seguidos por celulares e aparelhos de rádio. Os produtos estavam sendo comercializados sem a devida homologação exigida pela legislação brasileira, o que os torna ilegais.

A ofensiva faz parte de uma série de ações da Anatel para coibir a venda de equipamentos que não atendem aos padrões técnicos de segurança e desempenho. A agência alerta que o uso desses dispositivos pode comprometer a integridade das redes de comunicação e representar risco aos consumidores.

A operação segue nesta terça-feira (27), com novas fiscalizações previstas em centros logísticos da plataforma Shopee nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Novos resultados devem ser divulgados nos próximos dias.

google news