O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (23) que aposentados e pensionistas afetados pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser ressarcidos pelos prejuízos causados.
A declaração foi feita após questionamentos sobre a possibilidade de devolução dos valores descontados de forma irregular dos benefícios.
De acordo com o ministro, as entidades suspeitas de envolvimento nas fraudes possuem patrimônio que poderá ser utilizado para compensar os segurados. “Muitas dessas entidades têm bens, têm patrimônio. Foram arrecadados muitos bens e dinheiro em espécie. Tudo isso será, num primeiro momento, utilizado para fazer frente a essas reivindicações, que certamente virão”, disse.
As irregularidades são investigadas em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura desvios de cerca de R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo por decisão judicial durante o avanço das investigações.