21.3 C
Santo Antonio de Jesus
sexta-feira, 24 janeiro , 2020.

Oab

Membros da OAB discutem instalação do TRF na Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: Divulgação/Max Haack
Representantes da OAB-BA estiveram presentes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para discutir a instalação do Tribunal Regional Federal na Bahia (TRF-8). O encontro foi proposto pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) e aprovado na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Petrobras não precisa ‘dar dinheiro para um cara da OAB’, afirma Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quarta-feira (7) a revisão dos contratos de advocacia e publicidade da Petrobras e disse que não era nem para ter sido firmado um acordo com o escritório de advocacia do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz.

Contra desativação de comarcas, OAB-BA ingressa com ação na Justiça Federal

Dr. Fabrício Castro presidente da OAB/BA – Foto: Voz da Bahia

Diante da decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de desativar 16 comarcas de entrância inicial, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou uma ação na Justiça Federal contra a medida (veja aqui). A ação será julgada pela juíza Arali Maciel Duarte, da 1ª Vara Federal.

OAB protocola ação no STF contra fim de cargos de confiança em universidades federais

Foto: STF
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto 9.725/2019, que extingue cargos em comissão e funções de confiança nas universidades e institutos federais. Para a OAB, o decreto viola os princípios da autonomia universitária e da reserva legal ao extinguir, por meio de decreto autônomo, funções e cargos públicos ocupados.O decreto também atinge outros órgãos do Executivo Federal. Mas para a OAB, as universidades federais são as mais prejudicadas com a extinção de 119 cargos de direção e 1.870 funções comissionadas de coordenação de cursos e de mais 11 mil funções gratificadas.

Dodge faz ofensiva contra pagamento de honorários a advogados públicos

Foto: Nelson Jr./SCO/ST
Em fim de mandato, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encampou uma cruzada contra os honorários embolsados por advogados públicos. Entre maio e junho, ela ajuizou 24 ações no STF (Supremo Tribunal Federal) para questionar o pagamento dos benefícios em 23 estados e no DF. Os chamados honorários de sucumbência são pagos pela parte derrotada em um processo judicial. Cada estado tem lei própria para definir como esses recursos são divididos entre procuradores. No âmbito federal, também alvo de questionamento de Dodge, esses valores são rateados desde 2016 entre advogados da União, procuradores federais, da Fazenda Nacional e do Banco Central. Com salário médio de R$ 24 mil, essas carreiras recebem um adicional médio de R$ 7.000 por mês, um incremento de quase 30%. Sobre o pagamento extra, não há incidência de contribuição previdenciária.

Senhor do Bonfim: OAB repudia ato da PM em guerra de espadas com uso de bala de borracha

Foto: Reprodução/ Youtube
A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Senhor do Bonfim repudiou a ação de policiais militares durante a guerra de espada realizada no município baiano durante a festa de São João. Uma estudante que participava da festa, mas não estava na guerra de espada, foi atingida no olho por uma bala de borracha disparada por um PM e perdeu o globo ocular. De acordo com o secretário-geral da Ordem em Senhor do Bonfim, Gabriel Lacerda, o incidente ocorreu na noite de 23 de junho. Ele diz que, na tarde do mesmo dia, cerca de 10 viaturas da PM desfilaram pela cidade numa tentativa de "intimidar a população". "Quando um folião soltou uma espada, os policiais em atitude completamente desproporcional começaram a atirar balas de borracha contra as pessoas.

“Primeira vez com negão não dói”, diz promotor a advogada em F. de Santana

A advogada Fernanda Morais (Crédito: Reprodução / Facebook)
A advogada e defensora pública Fernanda Nunes Morais passou por uma situação constrangedora em um júri na cidade de Feira de Santana (Bahia). Segundo Fernanda, o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva disse a ela para ficar tranquila durante a audiência porque “a primeira vez com negão não dói”.

UCSal diz que ex-presidente da OAB não integra quadro após comentário homofóbico

Foto: Reprodução / Facebook
A Universidade Católica do Salvador (UCSal), no Instagram, se manifestou nesta terça-feira (2) com relação a um tweet do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) e procurador-geral do Município, Saul Quadro Filhos. Ele foi professor de Direito Constitucional da instituição até 2018. Ele fez comentários homofóbicos no último domingo (30), no Twitter, contra o deputado federal David Miranda e o marido, o jornalista americano Glenn Greenwald.

Advogado de acusação entende que Iuri Sheik planejou e executou o crime

Empresário conhecido como Iuri Sheik e a vítima Willian Oliveira / Imagens: Reprodução - Redes Sociais

Com a prisão do influenciador Iuri Sheik, acusado de assassinar o empresário William Oliveira no último domingo (23), em uma festa de “paredão” no Centro de Santo Antônio de Jesus (relembre aqui), o advogado da vítima Dr. Otto Lopes, comentou em entrevista ao radialista Joselito Fróes da Recôncavo FM sobre os tramites que serão realizados diante do início da conclusão do inquérito policial.

Palavra ‘bitch’ faz advogado abrir guerra semântica em tribunal no Rio de Janeiro

Palavra 'bitch' faz advogado abrir guerra semântica em tribunal no Rio de JaneiroFoto: Rafael Neddermeyer / Fotos Pública
Um advogado trava guerra semântica com a 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), sobre o significado da palavra "bitch".

NOSSAS REDES

8,798FãsCurtir
36,269SeguidoresSeguir
1,657SeguidoresSeguir
4,110InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

PF deflagra operação contra fraudes em títulos de terra em Salvador e Vitória da...

Foto: Divulgação / PF
A fim de combater crimes relacionados a fraudes em títulos de propriedade de terrenos da União, em Vitória da Conquista, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (21).

Turismo brasileiro cresce 2,6% em 2019

Nove estados registraram o crescimento de janeiro a novembro do ano passado - Foto: Ministério do Turismo
De janeiro a novembro de 2019, o índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na última terça-feira (14).

Quer melhorar sua saúde? 8 dicas para iniciar a prática de corrida

Foto: Reprodução
Mude seus hábitos hoje! Não espere o próximo ano para começar a praticar atividade física. Uma modalidade esportiva interessante para iniciantes é a corrida, pelos benefícios físicos, psicológicos e estéticos que proporciona ao indivíduo. Correr contribui na redução do peso corporal, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e ainda reduz os riscos de infarto.

Show de Dilsinho é cancelado após explosão de cilindro de gás; quatro pessoas ficaram...

Reprodução/Instagram
Um show do cantor Dilsinho foi cancelado após um cilindro de gás carbônico explodir na madrugada deste domingo (19) em um clube na cidade de Indaiatuba, em São Paulo. Quatro pessoas que estavam na frente do palco ficaram feridas.

Copa do Nordeste: Ingressos à venda para duelo entre Vitória e Fortaleza

Foto: Reprodução
O Vitória pega o Fortaleza no sábado (25), às 16h, no Barradão, pela Copa do Nordeste. E os ingressos já estão à venda para o confronto.

INSTAGRAM