31.9 C
Santo Antonio de Jesus
quarta-feira, 13 novembro , 2019.

Oab

OAB protocola ação no STF contra fim de cargos de confiança em universidades federais

Foto: STF
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto 9.725/2019, que extingue cargos em comissão e funções de confiança nas universidades e institutos federais. Para a OAB, o decreto viola os princípios da autonomia universitária e da reserva legal ao extinguir, por meio de decreto autônomo, funções e cargos públicos ocupados.O decreto também atinge outros órgãos do Executivo Federal. Mas para a OAB, as universidades federais são as mais prejudicadas com a extinção de 119 cargos de direção e 1.870 funções comissionadas de coordenação de cursos e de mais 11 mil funções gratificadas.

Dodge faz ofensiva contra pagamento de honorários a advogados públicos

Foto: Nelson Jr./SCO/ST
Em fim de mandato, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encampou uma cruzada contra os honorários embolsados por advogados públicos. Entre maio e junho, ela ajuizou 24 ações no STF (Supremo Tribunal Federal) para questionar o pagamento dos benefícios em 23 estados e no DF. Os chamados honorários de sucumbência são pagos pela parte derrotada em um processo judicial. Cada estado tem lei própria para definir como esses recursos são divididos entre procuradores. No âmbito federal, também alvo de questionamento de Dodge, esses valores são rateados desde 2016 entre advogados da União, procuradores federais, da Fazenda Nacional e do Banco Central. Com salário médio de R$ 24 mil, essas carreiras recebem um adicional médio de R$ 7.000 por mês, um incremento de quase 30%. Sobre o pagamento extra, não há incidência de contribuição previdenciária.

Senhor do Bonfim: OAB repudia ato da PM em guerra de espadas com uso de bala de borracha

Foto: Reprodução/ Youtube
A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Senhor do Bonfim repudiou a ação de policiais militares durante a guerra de espada realizada no município baiano durante a festa de São João. Uma estudante que participava da festa, mas não estava na guerra de espada, foi atingida no olho por uma bala de borracha disparada por um PM e perdeu o globo ocular. De acordo com o secretário-geral da Ordem em Senhor do Bonfim, Gabriel Lacerda, o incidente ocorreu na noite de 23 de junho. Ele diz que, na tarde do mesmo dia, cerca de 10 viaturas da PM desfilaram pela cidade numa tentativa de "intimidar a população". "Quando um folião soltou uma espada, os policiais em atitude completamente desproporcional começaram a atirar balas de borracha contra as pessoas.

“Primeira vez com negão não dói”, diz promotor a advogada em F. de Santana

A advogada Fernanda Morais (Crédito: Reprodução / Facebook)
A advogada e defensora pública Fernanda Nunes Morais passou por uma situação constrangedora em um júri na cidade de Feira de Santana (Bahia). Segundo Fernanda, o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva disse a ela para ficar tranquila durante a audiência porque “a primeira vez com negão não dói”.

UCSal diz que ex-presidente da OAB não integra quadro após comentário homofóbico

Foto: Reprodução / Facebook
A Universidade Católica do Salvador (UCSal), no Instagram, se manifestou nesta terça-feira (2) com relação a um tweet do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) e procurador-geral do Município, Saul Quadro Filhos. Ele foi professor de Direito Constitucional da instituição até 2018. Ele fez comentários homofóbicos no último domingo (30), no Twitter, contra o deputado federal David Miranda e o marido, o jornalista americano Glenn Greenwald.

Advogado de acusação entende que Iuri Sheik planejou e executou o crime

Empresário conhecido como Iuri Sheik e a vítima Willian Oliveira / Imagens: Reprodução - Redes Sociais

Com a prisão do influenciador Iuri Sheik, acusado de assassinar o empresário William Oliveira no último domingo (23), em uma festa de “paredão” no Centro de Santo Antônio de Jesus (relembre aqui), o advogado da vítima Dr. Otto Lopes, comentou em entrevista ao radialista Joselito Fróes da Recôncavo FM sobre os tramites que serão realizados diante do início da conclusão do inquérito policial.

Palavra ‘bitch’ faz advogado abrir guerra semântica em tribunal no Rio de Janeiro

Palavra 'bitch' faz advogado abrir guerra semântica em tribunal no Rio de JaneiroFoto: Rafael Neddermeyer / Fotos Pública
Um advogado trava guerra semântica com a 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), sobre o significado da palavra "bitch".

Operação Xavier: OAB afirma que prerrogativas de advogados foram violadas, Amab rebate

Foto: Divulgação
A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ilhéus, no sul da Bahia, declarou que foram violadas as prerrogativas de advogados que defendem investigados na Operação Xavier. A entidade não pode se manifesta anteriormente sobre o caso, pois os processos estavam em segredo de justiça. A OAB local afirmou que “as medidas de combate ao crime organizado e à corrupção sistêmica devem ser estimuladas e aperfeiçoadas, pois provocam grande prejuízo à nação brasileira”, mas que podem ultrapassar os limites impostos pela Lei e pela Constituição Federal, principalmente, com relação à preservação das Prerrogativas legais da Advocacia e do Direito de Defesa.

OAB recomenda afastamento de Moro

Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
A OAB acaba de recomendar o afastamento de Sergio Moro. O Conselho Federal da OAB, composto por conselheiros de cada unidade de federação, se reuniu hoje para analisar o caso das mensagens vazadas de Sergio Moro e da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. No entendimento da OAB, o afastamento dos envolvidos é necessário "especialmente para que as investigações corram sem qualquer suspeita".

AMAB divulga nota de desagravo contra advogado que teria ofendido juíza em Salvador

Foto: Divulgação
A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) emitiu, nesta sexta-feira (7), uma nota de desagravo contra o advogado Paulo Kleber Carneiro Carvalho Filho após uma discussão entre este e a juíza de Direito Isabela Kruschewsky, titular da 32ª Vara dos Juizados Especiais e da 2ª Turma Recursal da Comarca de Salvador. De acordo com a AMAB, o advogado teria agredido a magistrada verbalmente e tentado intimidá-la.

NOSSAS REDES

8,342FãsCurtir
33,927SeguidoresSeguir
1,652SeguidoresSeguir
3,900InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

Déficit nutricional pode comprometer a visão no médio prazo

Foto: Pixabay
Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, se depararam com um caso raro na Medicina: um rapaz de 17 anos com perda de visão sem causa aparente. Depois de muita investigação, chegaram à conclusão de que, embora o jovem tivesse peso e altura compatíveis com sua faixa etária, o excesso de alimentação com baixo ou nenhum valor nutricional – o que inclui frituras, salgadinhos industrializados, biscoitos e fast-food – foi responsável pela neuropatia óptica desenvolvida ao longo de vários anos.

Confira os confrontos das semifinais da Copa Rural de S. A. de Jesus

As competições são organizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, Liga Santoantoniense de Futebol e Federação Baiana de Futebol. Foto; Divulgação
Foram definidos neste domingo (10) os outros dois semifinalistas da Copa Rural. Após fazer 3x0 no confronto de ida, o Benfica foi até o Povoado de Fátima e voltou a vencer o KM 53 por 2x1 garantindo os 100% de aproveitamento.

70 casos de intoxicação são notificados por 3 estados do Nordeste após contato com...

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Os estados de Pernambuco, do Ceará e da Bahia registraram 70 casos de intoxicação devido ao contato com o petróleo que atingiu mais de 400 localidades do Nordeste.

Salvador: Homem é morto após briga em Itapuã; suspeito é preso em flagrante

Imagem ilustrativa
Um homem de 43 anos foi morto no início da tarde deste sábado (9) na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador. A informação é da Polícia Militar.

Evo Morales denuncia ‘ordem de prisão ilegal’ após renúncia

O ex-presidente afirma que país passa por golpe de Estado e relata ataques. Imagem: Maxim Shemetov/AP
O ex-presidente boliviano Evo Morales, que renunciou neste domingo pressionado por militares e policiais, denunciou que há uma ordem de “prisão ilegal” contra ele.

INSTAGRAM

Close