33.1 C
Santo Antonio de Jesus
sábado, 07 dezembro , 2019.

Tre

TRE-BA inaugura Caminhão da Biometria; serviço percorrerá cidades do estado

Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou, nesta quarta-feira (4), o Caminhão da Biometria. O evento, realizado na Prefeitura-Bairro de Itapuã, contou com a presença do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, do juiz-membro do TRE-BA Freddy Pitta Lima, do promotor eleitoral da 19ª Zona Eleitoral Carlos Artur Pires, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro de Salvador, Luiz Galvão.

Tribunal Eleitoral cassa governador de Sergipe por abuso de poder

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) / Foto: Reprodução/Facebook
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou nesta segunda-feira (19) a chapa que reelegeu o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e sua vice, Eliane Aquino (PT), por abuso de poder econômico na eleição de 2018.

Ioná Queiroz tem candidatura indeferida para a prefeitura de Camamu

Foto: Reprodução / Instagram
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu a candidatura de Ioná Queiroz Nascimento (PT) para a prefeitura de Camamu, no Baixo Sul. A decisão, tomada pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior, tem como base o pedido de impugnação duas outras coligações que devem concorrer ao pleito e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Sobre investigação por crime eleitoral, Rogério Filho garante que não praticou nenhum ato ilícito. Ver nota

Foto : Divulgação

Deputado estadual mais jovem da Bahia, com apenas 21 anos, Rogério Andrade Filho (PSD) será investigado por crimes contra o serviço da Justiça Eleitoral. Em despacho na segunda-feira (5), a juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Patrícia Cerqueira Kerzman Szporer, determinou que o processo tramite em Santo Antônio de Jesus, onde os supostos delitos teriam acontecido. [VER NOTA ENVIADA PELA ASSESSORIA DO DEPUTADO ABAIXO]

TRE vai realizar mutirão para acelerar recadastramento biométrico no interior

Foto: Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai realizar, entre os dias 10 e 18 de agosto, mutirões de atendimento para acelerar o recadastramento biométrico em cidades do interior do estado. Os primeiros municípios serão Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia e Capela de Alto Alegre. As localidades contempladas têm registrado baixos índices de comparecimento da população.

TRE suspende expediente; atividades serão retomadas na quarta-feira (3)

Foto: Divulgação/TRE
O expediente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) será suspenso segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de julho. A interrupção das atividades obedece às portarias nº 223, de 17 de junho de 2019, que estabeleceu ponto facultativo na véspera do feriado da Independência da Bahia; e nº 442, de 15 de outubro de 2018, que institui o calendário de feriados nacionais, regionais e específicos da Justiça Eleitoral da Bahia neste ano. De acordo com o documento, a suspensão do atendimento é válida para as unidades administrativas do Tribunal e as zonas eleitorais de todo o Estado.

TRE-BA amplia serviço de agendamento por 0800

Foto: Divulgação/TRE-BA
O serviço de agendamento por meio do 0800 071 6505 passará, a partir da próxima segunda-feira (10), a funcionar das 7h30 às 19h. A ampliação no horário de atendimento tem o objetivo de facilitar o acesso do cidadão ao serviço. Lançado com o objetivo de auxiliar o eleitor no momento de agendar o atendimento, a central telefônica já recebeu – desde o último dia 27 de maio, quando passou a operar sem cobranças de taxas ao cidadão – mais de 15 mil ligações. O serviço de 0800 do TRE-BA é coordenado pela Ouvidoria do órgão. Conforme o juiz ouvidor, Rui Barata Lima Filho, a ampliação no horário da central trará benefícios ao cidadão.

Maioria do TSE vota para barrar nomeação de filho de desembargadora do TJ no TRE-BA

Carlos Henrique, Rui Barata e Fabiano Mota | Foto: Divulgação
A maioria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já votou para retirar o nome do filho da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Ivone Bessa, da lista tríplice de indicação ao cargo de juiz efetivo do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), segundo o jornal Correio. O julgamento, no entanto, não foi concluído.

Região de Brumado tem número ínfimo de cancelamento de títulos eleitoral

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, a 90ª Zona Eleitoral teve apenas 41 títulos de eleitor cancelados. Foram 25 em Brumado, 03 em Malhada de Pedras e 13 em Aracatu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, destacou que, levando em consideração o tamanho do eleitorado do município e da zona eleitoral como um todo, o número de cancelamento foi muito pequeno. “O eleitor que deixou de votar e de justificar nas eleições de 2016 e nos dois turnos de 2018 caiu no procedimento de depuração do Tribunal Superior Eleitoral e de cancelamento”, explicou. Segundo Araújo, historicamente, em Brumado, quando se fazia esse procedimento, entre centenas e milhares de títulos eram cancelados.

Agendamento de recadastramento biométrico pode ser feito por telefone

Foto : Andréa Silva/TV Bahia
O serviço de agendamento para recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral poderá, a partir de hoje (27), ser feito através do telefone. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Os eleitores já podiam fazer o agendamento pela internet, e agora também podem ligar para o número 0800 071 6505 e marcar hora para ser atendido. A ligação não tem cobrança de tarifas ao cidadão.

NOSSAS REDES

8,566FãsCurtir
35,275SeguidoresSeguir
1,654SeguidoresSeguir
3,980InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

Grupo de desembargadores quer adiar eleição para presidente do TJ-BA; CNJ impede

Foto: Divulgação
Um grupo de desembargadores quer adiar a eleição para mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O pleito deveria ter ocorrido no dia 20 de novembro, mas foi suspenso diante da Operação Faroeste, que culminou no afastamento de quatro desembargadores, dois deles, candidato a presidir a Corte. A eleição está marcada para ocorrer nesta quarta-feira (4).

Bolsonaro nomeia seguidor de Olavo de Carvalho para presidir Biblioteca Nacional

Foto: Divulgação
O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2) a nomeação do novo presidente da Biblioteca Nacional, em substituição de Helena Severo, que havia colocado o cargo à disposição na última sexta-feira (29).

Carne de cavalo que seria vendida como se fosse bovina é apreendida em Jequié

Foto: reprodução
Cerca de 1500 kg de carne de equino foram apreendidos na segunda-feira (2), durante operação realizada pela ADAB, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. Os três cavalos teriam sido roubados em uma propriedade rural, abatidos de forma clandestina e sua carne seria vendida no comercio de Jequié.

Homem é preso suspeito de estuprar duas adolescentes de 16 anos em Teixeira de...

Foto : Ilustrativa
Um homem foi preso suspeito de estuprar duas jovens de 16 anos em Teixeira de Freitas, cidade do sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (2). Conforme Valéria Chaves, coordenadora da Polícia Civil da região, ele é parente das vítimas.

Menino que foi jogado de 12 metros de altura conta testemunho: “Os anjos me...

Landen Hoffman, 5, sofreu traumatismo craniano grave e vários ossos quebrados nos braços e pernas depois de ser jogado do terceiro andar do Mall of America, em Minnesota, por Emmanuel Deshawn Aranda, 25 anos . GoFundMe
O estado de saúde de Landen Hoffman, um garoto de apenas 5 anos que foi arremessado do terceiro andar de um shopping, nos Estados Unidos, está cada vez melhor e confirmando a intervenção de Deus em sua vida, já que a queda de 12 metros de altura poderia ter lhe matado instantaneamente.

INSTAGRAM