Oposição pede criação de CPMI para investigar fraudes no INSS

Senadora Damares Alves e deputada Coronel Fernanda lideram iniciativa que já conta com apoio suficiente no Congresso

Foto: Reprodução/ Valter Campanato/ Agência Brasil

Parlamentares da oposição protocolaram nesta segunda-feira (12) um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar fraudes no INSS e descontos indevidos em benefícios de aposentados. A proposta é encabeçada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), que afirmam já ter conseguido o apoio de 36 senadores e 223 deputados — acima do mínimo necessário.

Apesar do apoio declarado, o pedido ainda não foi registrado oficialmente no sistema do Congresso. Segundo a CNN, o governo, por meio da ministra Gleisi Hoffmann, tentou barrar o avanço da comissão, incentivando a retirada de assinaturas.

Para que a CPMI seja instaurada, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, precisa fazer a leitura do requerimento em sessão conjunta. A próxima sessão está prevista para 27 de maio. Alcolumbre, que acompanha o presidente Lula em viagem à Rússia e China, retorna ao Brasil nesta quarta-feira (14).

Além disso, a oposição também protocolou um pedido para instalar uma CPI na Câmara sobre o mesmo tema, apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-ES). Para acelerar a tramitação, líderes oposicionistas cogitam retirar outros pedidos antigos de CPI.

google news